Project Description

O projeto TERRAS PERFUMADAS DO CÔA tem como objetivo realizar um estudo da flora autóctone da região do rio Côa e das culturas agrícolas locais para desenvolver produtos de perfumaria e cosmética que estabeleçam uma ligação profunda e sensorial entre o território, a memória e o olfato. A intenção é criar um novo espaço em Mêda, onde será instalado um laboratório para produção de óleos essenciais e um espaço interativo para treino do olfato, especialmente voltado para crianças e turistas. O conhecimento obtido será compartilhado com as escolas por meio de workshops e visitas de estudo. O desenvolvimento desse projeto visa valorizar o patrimônio da região do Côa, criar condições para novas atividades geradoras de emprego e impulsionar o potencial turístico da região. Além disso, busca promover a inclusão social, proporcionando uma experiência mais enriquecedora de turismo e território para os 160.000 invisuais e amblíopes na região.

Ligar aromas, memória, território e olfato são motivações do Terras Perfumadas do Côa.

O projeto “Terras Perfumadas do Côa” busca ser útil à sociedade, combatendo o isolamento geográfico e tecnológico do interior, onde falta inovação e investimento econômico. Sua criação visa aproximar e incluir territórios, atraindo residentes e visitantes. Com base em estudos e estatísticas, considera-se a atual situação econômica de Portugal, afetada pela COVID-19, prejudicando empregos para jovens e trabalhadores pouco qualificados. No interior, especialmente ligado ao setor primário, a maioria dos produtores não possui formação profissional agrícola, e a idade média dos agricultores é de 65 anos.

O projeto busca fixar conhecimento e tecnologia no interior, escolhendo a atividade da cosmética, visando estender a produção a recursos naturais não marinhos, protegendo o ambiente. Dados mostram que quase metade dos portugueses prioriza comprar produtos nacionais, o que o projeto pretende fomentar. Além de objetivos práticos, o projeto possui uma motivação sensorial, explorando a ligação emocional e sensorial com o território através de “perfumes naturais”. 

The project TERRAS PERFUMADAS DO CÔA aims to conduct a study of the native flora of the Côa River region and local agricultural cultures to develop perfumery and cosmetic products that establish a deep connection between the territory, memory, and sense of smell. The intention is to create a new space in Mêda, where a laboratory for essential oil production and an interactive olfactory training area, specifically designed for children and tourists, will be installed. The knowledge obtained will be shared with schools through workshops and study visits. The development of this project aims to valorize the heritage of the Côa region, create conditions for new job-generating activities, and boost the region’s tourism potential. Additionally, it seeks to promote social inclusion, providing a more enriching experience of tourism and the territory for the 160,000 visually impaired and blind individuals in the region. 

Linking aromas, memory, territory, and sense of smell are the motivations behind Terras Perfumadas do Côa.